Páginas

domingo, 1 de maio de 2011

Ovos Tristes e Coelhos Felizes

    Agora sim podemos dar adeus à Páscoa, depois que todos os "atrasados" e viajantes já fizeram suas compras e os demais aproveitaram para suprir-se de estoque com o Chocolate da liquidação. Isso dá muito o que pensar, agora que passou.
    Fiz uma descoberta muito interessante nas últimas semanas: a de que o símbolo sócio-comercial da Páscoa, o ovo de Chocolate, está deixando de ter muito significado para o povo. O poder simbólico desse artefato está perdendo força, e tende agora a decair até à extinção. O coelho, segundo símbolo mais representativo, permanece em alta, teve um consumo linear normal.
    Fiquei bem surpreso ao constatar que o consumidor 2011 não deu atenção aos ovos de Páscoa, mas estava de vistas voltadas para todo e qualquer "acessório" mimoso de Chocolate. As prateleiras foram esvaziadas umas quantas vezes de corações, carrinhos, caixinhas, cestinhos, cenourinhas, barras, bombons, trufas, etc, mas os ovos ficaram num canto muito distante do pensamento, tristes pelo desprezo.
    Outra descoberta interessante - e aqui vai uma dica para os empreendedores do Chocolate -, é que "ovos em prateleira vendem muito mais do que ovos em parreira", isso dá visibilidade ao produto, seja ele artesanal ou não.
    Trocando uma ideia com uma de minhas fornecedoras, ela disse exatamente isso: "tive a impressão de que nesse ano as pessoas vinham simplesmente a procura de um Chocolate! não de um ovo, um coelho... mas um Chocolate...".
    Uma de minhas clientes comprou 11 barras de 400gr de Chocolate Do Parke, Chocolate Ao Leite, Branco e Meio-Amargo. Disse que ia levar para os amigos em São Paulo de presente de Páscoa e todos ficariam felizes - ela inclusive! Porque veja bem, você dar de presente uma barra grande de um Chocolate sofisticado, embrulhado em um papel de presente personalizado, ao custo de R$ 7,95 un., é muito mais em conta do que um ovo de 250gr que vai custar uns R$ 18,00 com quase metade do peso; como ela levou 11 unidades de um mesmo produto, ainda pediu um desconto que é claro que concedi.
   Essa é a tendência, cada vez mais as pessoas vão dar menos valor ao simbólico da Páscoa para em lugar disso lembrar apenas de "um Chocolate", com um consumo "inteligente" e mais despretensioso. Aliás, sempre que lembrar de um Chocolate, lembre da Oficina & Cia! o lugar do seu Chocolate.

Visite-nos na Rua Júlio de Castilhos, 109, loja 05, no Centro de Novo Hamburgo. Fone: 3581-5349

No response to “Ovos Tristes e Coelhos Felizes”

Postar um comentário